Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Importância da defesa pessoal para mulheres




Com a insegurança nas ruas e até dentro de casa, os números revelam um dos motivos que as levam a quererem se defender: a cada 15 segundos, uma mulher é violentada no Brasil, de acordo com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulher (Unifem). Pesquisa divulgada em 2010 revela que, em cada 100 mulheres brasileiras, 15 vivem ou já viveram algum tipo de violência doméstica, segundo o DataSenado (órgão ligado à secretaria de pesquisa e opinião pública do Senado).

Os benefícios são numerosos, mas pode-se destacar o aumento da segurança e melhora da autoestima como os mais facilmente observados. Também trabalham a parte de concentração, disciplina, agilidade, coordenação motora, alongamento, autoconfiança e equilíbrio, entre outros. 

A sensação de segurança somada ao corpo durinho são os fatores que mais contribuem para elevar a autoestima daquelas que praticam algum tipo de luta.

Ajudando a quebrar crenças que ainda afastavam parte do público feminino – como a de que esses esportes são violentos – quem aprende defesa pessoal procura sentir-se menos vulnerável a situações de violência, principalmente quem vive em grandes cidades. As mulheres, que em geral passam uma imagem de fragilidade, estão mais suscetíveis à ação de criminosos. 


Diminui o stress


- Desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos.
- Aumenta a autoestima, a autoconfiança e desenvolve o caráter, (esporte de conquista individual).
- Trabalha e define o corpo, como os braços, abdômen e quadril, tanto em homens quanto em mulheres.
- Aumenta a resistência do organismo.
- Acelera o metabolismo.
- Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória.
- Aumenta a flexibilidade.
- Aumenta a coordenação motora.
- Aumenta os reflexos.

Por ter grande exigência anaeróbia e ser muito isométrico, o jiu-jítsu faz com que a mulher desenvolva toda sua força. Estudos mostram que mulheres que praticam esportes podem chegar a ter a força quadruplicada, aumentando inclusive a massa muscular, o que diminui a possibilidade de ocorrência de celulite, estrias, gordura localizada, varizes, qualidade de sono e de vida.

Faz bem ao coração por ter o aeróbico muito exigido, desenvolvendo muito a capacidade cardiorrespiratória, melhorando a disposição e queimando as gordurinhas indesejáveis. Na parte de flexibilidade, o jiu-jítsu dá um verdadeiro show em muitos outros esportes e ainda mais se falando em jiu-jítsu feminino, pois a mulher já tem maior facilidade de adquirir  e no jiu-jítsu é a parte mais trabalhada. A parte de luta, por si só, é um verdadeiro exercício de alongamento.

A parte técnica por exigir muita concentração e atenção faz das mulheres candidatas a serem melhores alunas. Por ser de fundamento técnico, baseado nas alavancas do corpo e uso da força do oponente somado a estratégia, faz o conjunto perfeito para que a mulher se sobressaia em relação aos homens.

Mulheres aprendem com mais facilidade, já são mais flexíveis por natureza, mais dedicadas e são muito mais fáceis de ensinar.

Para comprar seu kimono rosa www.lutashop.com.br

OOSSSS

4 comentários:

  1. Adorei o artigo!
    Estou contando os minutos para voltar a treinar (estou me recuperando de uma lesão na costela). Sou super novata mas acho Jiu Jitsu bom demais.

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu novo post. Realmente as mulher praticantes do jiu-jitsu só tem a ganhar. Parabéns Kyra =D ossss @Fabianebrum

    ResponderExcluir
  3. Kyra me tira uma dúvida por gentileza! Eu quero fazer o jiu jitsu só que eu esbarro em um problema, na academia que experimentei o kimono a calça a2 ficou apertada, porque tenho um quadri largo e a parte de cima ficou boa. Será que se comprar o a3 pelo site de vocês a parte de cima não vai ficar muito grande??? Fabiana!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que disse, desde que comecei a fazer jiu-jítsu sou outra mulher. Treino 3x por semana e se pudesse treinaria todos os dias.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Bons treinos OOSSSS
thanks for your message.