Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mundial 2012


Pela primeira vez na minha carreira não fui para final da minha categoria no Mundial. A vitória traz uma felicidade enorme, indescritível e que não é possível traduzir em palavras. A derrota vem da mesma maneira, só que ao contrario.

Desde que sai do Tatame no sábado fico pensando nos meses de treinamento, dedicação, dieta, três meses longe de casa... A primeira pergunta que me veio à cabeça foi: Será que valeu a pena?

São muito pequenos os detalhes que separam os lugares do pódio.

Minha adversária na semifinal soube aproveitar mais as posições e mereceu a vitória. Tem toda a minha admiração, não só pelo jiu-jitsu, mas pela pessoa que ela é, o que pra mim vale mais do que qualquer medalha, e pela dedicação e amor ao esporte. Parabéns Marina!

Sei o quanto é difícil para as mulheres do Jiu-jitsu conseguirem se manter competindo pela falta de patrocínio e espaço na mídia. Na maioria dos casos elas trabalham para sustentar o treinamento, por amor ao esporte.

Mais uma vez o jiu-jitsu me ensina uma lição de vida e responde a minha pergunta: Será que valeu a pena?

Claro que sim, faria tudo de novo! Faço pelo meu amor ao Jiu-jitsu, minha família que criou tudo isso, pelos meus alunos do kapacidade!

O que realmente importa é a jornada. Nem sempre conseguimos a vitória no tatame, mas nos fortalecemos para os próximos objetivos.

Agradeço a Deus, minha família, meus professores, meus mestres Renzo e Rilion, a equipe Gordo Jiu-jitsu, a equipe Atos, Rafael e Guilherme Mendes, Bruna Ribeiro, André Galvão, meu primo Ronis Gracie, meu preparador Marcio Pimentel e todos vocês que sempre torcem por mim.

Saio desse Mundial triste, mas de cabeça erguida, sabendo que fiz tudo para ser a campeã. Dei o meu melhor nos treinos, treinei com lesões, tratei, foquei.

Amanhã é um novo dia e já tenho que focar nos meus próximos objetivos, agora com mais uma experiência. Ainda vejo um caminho bem longo na minha carreira de atleta.

OOOSSS

19 comentários:

  1. Quando os melhores caem, é uma prova para que eles se levantem mais fortes ainda...

    É nessas horas que se vê do que campeões são feitos... E tenho certeza que no proximo, é você no topo novamente.

    ResponderExcluir
  2. Kyra, ser campeão é exatamente isso. Ter humildade para reconhecer o quanto seu adversário foi superior e após uma derrota buscar a vitória com mais gana. . . VOCÊ É CAMPEÃ!! Oss

    ResponderExcluir
  3. Olá Kyra,

    nós da Atama estávamos torcendo muito por você e também estamos muito tristes por você não ter alcançado seus objetivos.

    Antes de uma grande atleta, você é uma excelente pessoa, e demonstrou muita humildade e sabedoria ao identificar os seus própios erros e reconhecer a superioridade de sua adversária no dia da competição.

    Estas atitudes reforçam a sua grandeza e nos deixam muito orgulhosos em tê-la como parte de nossa equipe.

    Sabemos que é difícil, mas não desamime.Aprenda com os erros e continue treinando, pois em breve você dará a volta por cima, e retornará ao lugar de onde você não deveria ter saído nunca.

    Independente de qualquer resultado você é tem o nosso respeito e admiração e será sempre a nossa campeã!

    Conte conosco para o que precisar.

    Abraços,

    Equipe Atama

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Com esses princípios e sentimentos, tenho certeza que você honra à sua família, à sua arte e o seu País.
    Pura Inspiração!

    ResponderExcluir
  6. Kyra, imagino o que vc esteja sentindo. Todos passamos por alguma grande decepção em algum momento da vida. Obrigada por compartilhar isso com a gente. Ver que alguém que admiramos muito também passa por momentos difíceis nos dá mais força para seguirmos em frente da mesma forma que você, com a cabeça erguida!
    Com a sua dedicação novos títulos com certeza virão!
    Obrigada pela inspiração e motivação!
    Força Kyra!
    Um abraço, Letícia

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela dedicação ao Jiu-Jitsu.
    Matheus, Varginha-MG

    ResponderExcluir
  8. Kyra você é incrível, uma grande campeã e está sendo um grande ser humano, mostrando pra gente o que você está sentindo, assim como todos nós já sentimos alguma vez.Sua humildade só aumenta nossa adimiração! Parabéns por lutar tanto pelo jiujitsu feminino, vocÊ abriu as portas para essas tantas campeãs que estão chegando!
    Um abraço grande e dia 16 de Junho estamos esperando você aqui na ATS Academia em Três Rios/RJ.

    ResponderExcluir
  9. Kyra,
    A sua humildade, garra e determinação mostra que você é uma atleta de verdade ! Preparada tanto fisica quanto mentalmente. Por isso você merece todas as vitórias. Quanto a perder, realmente é muito chato, não conheço ninguém na face da Terra que goste de perder, mas conheço poucos que sabem erguer a cabeça e seguir em frente. Você é uma grande atleta ! Carregar a responsa de ser uma Gracie não é fácil.. ainda mais sendo a única mulher da família a competir, né? Mas você faz isso muito bem... independente se você ganha ou perde, acho que já conquistou a admiração e respeito de todos.....bjs... Daniela K. Vincenti

    ResponderExcluir
  10. A dedicação ao JJ é admirável, sabendo-se o quão difícil é de fazer vida só com o mesmo. No entanto e com o treino de Judo e Boxe que tem desenvolvido e com o nível de exposição feminino a aumentar cada vez mais creio que seria a altura certa para apostar a 100% no MMA.
    Ninguém vai para novo e o JJ não vai a lado nenhum podendo continuar a competir em alguns eventos na mesma e em paralelo.
    Já o MMA feminino vem a crescer mês a mês e até já há eventos 100% femininos!

    Pense nisso e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  11. Kyra e por isso e muito mais que eu sou sua fa e te admiro muito! Você e a nossa campeã e eu sou sua fa numero 1, sei tudo que você fez e faz, sua dedicação, a mulher linda e incrível que você se tornou, que todos admiram muito e tem você como exemplo, so eu sei o coração enorme que você tem, desde que nasci venho aprendendo todas as licoes da vida com você, obrigada por ser quem você e por estar na minha vida sempre me guiando e tendo você como exemplo, a dedicação que você tem com os seus alunos, sempre disposta a ajudar a todos, sem passar ninguém para trás e sem desejar o mal, nunca mude esse jeito, parabéns por ser uma pessoa de tao bom caráter, você e um dos meus maiores orgulhos, te amo muito minha irma, vamos com tudo que o próximo mundial eh seu, Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Só gostaria de responder a sua pergunta, então lembre-se :
    "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena", sei que seu espirito é enorme então caia mas levante-se .

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Kyra...parabens por seu sucesso! Minha admiraçao por vc cresce a cada dia...nao so por sua carreira de vitorias mas tb por sua humildade. Um campeao nao se faz somente no tatame mas fora dele tb , respeitando nao somente nossos adversarios mas todos a nossa volta e aprendendo com as derrotas pois elas nos ensinam muito .Vc e uma grande campea dentro e fora do tatame...te admiro muito...Ossss!

    ResponderExcluir
  14. Na vida existem várias escolhas, mas no final todas elas vão desaguar em dois caminhos: Ou você se torna alguém, ou você se torna ninguém. O mais interessante é que mesmo que eu seja "alguém" posso me perder pelo caminho e me tornar "ninguém" e ainda que eu seja "ninguém" posso reconhecer as minhas falhas, pedir ajuda aos vencedores e humildemente entrar no caminho de me tornar "alguém". Eu tenho 31 anos, usei drogas por 15, estou limpo a 1 ano e meio, treino boxe, muay thai, grappling a 9 meses, jiu jitsu (com kimono) a umas 3 semanas, participei do meu primeiro campeonato semana passada (perdi na primeira luta por 12 a 0) quando pegar a minha faixa azul vou (com a ajuda do meu mestre) fazer um trabalho voluntário numa comunidade carente próximo a cidade onde eu moro... parar? desistir? só se for desmaiado

    ResponderExcluir
  15. ... todos caem, mas só os fortes se levantam! Foi isso que você fez, e faz. Além de linda (: , você é uma Guerreira e um exemplo de atleta, te admiro muito - ÔÔÔÔ KYRA GUERREIRAAAA! ;]

    Curitiba - Apaga mais não bate, heyyyyy!

    ResponderExcluir
  16. Kyra, porque voce nao entra no MMA feminino, vejo em voce condicoes de ser câmera mundial, claro, se estiver disposta, como apresentadora voce e fantástica, tem o dom da retórica, mas gostaria de ver voce ser campeã mundial do MMA.

    Abraço
    Marcelo

    ResponderExcluir
  17. GAROTA DE RESPONSA, GOSTEI COMO VC FALOU DA SUA OPONENTE DIZENDO QUE A MESMA APROVEITOU MELHOR AS POSIÇÕES POR ISSO MERECEU GANHAR. PARABÉNS GRANDE MESTRA. ESSE É O VERDADEIRO ESPÍRITO DO BUDO

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Bons treinos OOSSSS
thanks for your message.