Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

JIU-JITSU COMO INCLUSAO SOCIAL

 “Sempre acreditei no JJ com uma ótima ferramenta para a inclusão social, além de uma profissão para essas crianças no futuro. O mercado de trabalho do JJ cresce a cada ano em países como EUA, Europa, China e Japão. Só nos Emirados Árabes, por exemplo, foram contratados 150 professores em 2009”

 A história começa no dia 24 de dezembro de 2006, quando fui conhecer, junto com o meu tio Ryan, mãe Flavia, irmã Rayra e vó Vera, um projeto muito lindo chamado Familia Santa Clara, em Vargem Grande, RJ.

 Levamos alguns presentes e conheci muitas crianças que ali moravam. Muitas não tinham uma família de sangue, mas construíram ali laços que, na maioria das vezes, nem a própria família conseguiu. Me apaixonei pela família e passei a frequentar e a participar do dia a dia da casa.
 No Natal que passamos lá, meu tio Ryan teve a ideia de começarmos com o JJ, mas como na época eu morava nos EUA e ele em SP, ficou difícil organizar.
 Estamos sempre protelando o nosso comprometimento com ações sociais. Quando tiver mais tempo, ou quanto tiver mais dinheiro... Se fosse esperar, nada teria sido feito até hoje.

 Em 2008, quando voltei a morar no Brasil, resolvi que era a hora de começar. Conversei com os responsáveis da casa, Cicero e Eliete, que adoraram a ideia.
 Primeiro reformamos um espaço da casa que estava bem "acabado", essa obra demorou bastante, quase seis meses. Começamos pelo telhado, tinha tanta goteira que parecia uma peneira, arrumamos as paredes e porta.
 Depois ganhamos um tatame de doação, mas não se encaixavam pq eram sobras. Então, por muito tempo, treinamos com várias falhas, muitas vezes batíamos o joelho ou um cotovelo no chão. Um outro problema era que quando chovia, entrava água pela janela e a aula tinha que ser suspensa. Algumas vezes dirigi uma hora para dar aula e não pude.
 As coisas foram melhorando, fizemos um orçamento com a JETPOWER, que fez um desconto muito bom e conseguimos doações que pagaram o nosso novo tatame e finalmente comecei a dar aulas em Fevereiro de 2008. Em pleno carnaval, em meio a fantasias para os blocos, as crianças agora contavam com uma fantasia nova: o kimono.
 Logo no inicio, as crianças já amaram o esporte e, em pouco tempo, percebemos a evolução dentro e fora do tatame. Todos os princípios do JJ, que aprendemos dentro do tatame, aplicamos fora dele, independente da profissão escolhida, formando o cidadão.
 Em junho de 2010, assumi as aulas do Projeto Frei Gaspar, tb em Vargem Grande, RJ, a convite do responsável, Bruno Neves. Agora dou aulas semanalmente e fico me dividindo entre os 2 lugares.

 Essa é a oportunidade que estou tendo de retribuir tudo o que o JJ me deu.
 O carinho, as medalhas que eles conquistaram e a disciplina adquirida, me fizem acreditar que vale pena.

 Quero crescer e estruturar com o projeto e em breve vou ter mais novidades pra contar aqui.





Ate a próxima!! OOSS

13 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!!!
    Essas crianças precisam disso... Incentivo, Auxílio, foco, aprendizado.... para vida.

    " O esporte é o maior meio de inclusão social"
    Na arte suave pode ser ainda maior.

    Ossssssssss

    Diogo L. de Souza
    Preparador Físico de Atletas de Combate.
    http://coachdiogo-mma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns família Gracie! É isso que esperamos sempre de vocês!!!! Que sirva de exemplo para tantas academias espalhadas pelo Brasil!!!

    Osssssssss

    ResponderExcluir
  3. Kyra, Configura o blog para podermos twittar este link ok? vamos divulgar! bjão!

    @flaviohsantana
    @aradiorock

    ResponderExcluir
  4. nota dez pelo projeto , e mas uma coisa atletas que se superam e demonstram a força do Brasil para o mundo devem ter o seu merito continue assim parabens

    ResponderExcluir
  5. Muito Bom... Muitos acham que é Marketing, mas o Jiu-Jitsu realmente é um estilo de vida!

    Excelente iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Me lembro de quando vc decidiu comprar um novo tatame e que eu pude participar com uma "micro-ajuda", mas fiquei feliz eu ter ajudado de alguma forma. Como moro em SP e sempre vou ao RJ para compromissos profissionais, ainda não consegui ir até lá conhece-los pessoalmente, mas pretendo fazer isso em breve.
    Parabéns mais uma vez por tudo que você faz!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana. Comecei a treina fazem uns três meses e a primeira coisa que aprendi foi que JJ é um estilo de vida simples onde se cresce em grupo. Companheirismo, amizade e inclusão.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kyra :)
    Parabens pelo trabalho lindo que vc esta realizando!
    Eu tbm vim de um projeto social que existe ate hj em Santa Cruz no Rio de Janeiro e gracas a um professor ( Hercules Baptista) que teve esta mesma ideia que hj estou aqui, realmente o jiu-jitsu abre muitas portas e hj eu dou aula nos Estados Unidos (Gracie Barra WA Yakima) e tenho uma linda familia aqui. Esta iniciativa que ele teve de dar aula em um projeto mudou a minha vida entao parabens pois vc tbm esta ajudando a mudar a vida de outras criancas.
    Grande abraco, Miriam Cardoso.

    ResponderExcluir
  9. muito bom adorei esta idéia ,pois tenho um projeto parecido com esse ,tem muita coisa deste seu que pode me ajudar muito obrigado
    ( VANDERLEI )
    ( SUSHI )

    ResponderExcluir
  10. André Luiz Rocha:
    Parabéns Kyra pela iniciativa. Sou praticante de Jiu Jitsu e treino em comunidade onde muitas pessoas não tem como conhecer esse esporte tão maravilhoso. E por causa de seres humanos como você isso é possível.
    Fica com Deus e que ele sempre te ilumine dentro e fora dos tatames

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por todas as mensagens !!

    Mrian , nao sabia que vc tinha comecado no projeto, fico mais sua fa ainda, pois agora sei como e dificil, mas vc ta provando que vale a pena lutar pelos nossos sonhos.
    Nos vemos ano que vem no Mundial

    Um beijao !

    ResponderExcluir
  12. parabens pelo projento professora kyra e tudo de bom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Bons treinos OOSSSS
thanks for your message.